Sejam Bem vindos ao Blog ARTE e SOCIAL!

Aqui você pode manter-se informado sobre como a Arte pode influenciar beneficamente a saúde física, espiritual e Social.
Abre-se um espaço para relato de pesquisas nessas áreas, evidenciando a extrema necessidade de compartilharmos experiências desse tipo, para que, através de depoimentos e sugestões, possamos adicionar dignidade á vidas que ainda não a conhecem.
No ARTE e SOCIAL falaremos sobre tudo que é importante, mas abro este espaço hoje para que todos possam saber do que a ARTE é capaz de fazer para devolver ou apresentar á alguém sua própria auto estima, espelhando á sua frente todas as aptidões que estão mergulhadas em seu íntimo.
Vida, Alegria...aqui, atenderão pelo nome de ARTE !

sábado, 5 de março de 2011

ARTETERAPIA! O caminho da descoberta!

"Estou terminando minha Pós Graduação em Arteterapia e estou muito feliz com meu aprendizado - A Arte é um caminho sutil para chegarmos à grandes descobertas" Eliana Olivares





Todos nós que amamos a arte e o fazer artesanal geralmente lidamos com nossos talentos como habilidades que temos ou não. Você já pensou alguma vez, que através da expressão artística podemos fazer grandes descobertas sobre nós mesmos? A Arteterapia é a especialização que auxilia as pessoas a se descobrir e a se transformar através da arte.
Quem vai nos falar sobre isso hoje é a Fabíola Gaspar, responsável pelo curso de pós-graduação em Arteterapia do NAPE, Núcleo de Arte e Educação, junto do jornalista e educador Celso Falaschi.







Fabíola diz que os processos criativos são um campo fértil para dar pistas de como nos sentimos e quem somos porque permite que a pessoa libere o artista/artesão que há dentro de si com total espontaneidade. Dessa forma o processo criativo pode ser utilizado no suporte e solução de todos os tipos de dificuldades, como as de ordem psicomotora,cognitiva, de comunicação, relações sociais e conflitos emocionais.


Querem um exemplo? Tratar os medos de crianças que passam por longos períodos de internação, transformando objetos hospitalares em brinquedos.
As seringas são transformadas em pinceís e os potes de soro agora guardam tinta colorida.

Mas o recado de Fabíola é para você, profissional das áreas da educação, artes, serviço social, saúde, e todos aqueles que acreditam no processo transformador da ARTE. O curso de pós-graduação da Nape está disponível para quem quer especializar-se na aplicação da Arteterapia em seu ambiente de trabalho e facilitar o despertar de crianças, jovens, adultos e idosos para uma vida mais saudável, elaborando bloqueios e conflitos, resgatando o instinto natural de comunicação e o potencial criativo.
O curso é permeado pelos seguintes princípios :
- ato criador livre
- liberdade de expressão
- capacidade de auto regulação
- ênfase no saudável
- vínculo terapêutico
- não julgamento
- não apontar direções
- fortalecer as potencialidades da pessoa
- trazer a responsabilidade para a pessoa



Para o educador Celso Falaschi, doutor em Criatividade e professor do curso, “processos criativos manifestam-se por meio de diferentes expressões simbólicas e geram conexões neurais que influenciam os aspectos físicos e psiquícos, assim como conteúdos neuroendocrinológicos”. Ele explica que, com o resgate de seu potencial criador, inerente a todo ser humano, o indivíduo recupera sua autoestima, reconhece sua capacidade de realização, relaciona-se mais facilmente em diferentes grupos sociais e, muitas vezes, promove a sua cura interior.
Todas essas descobertas estão esperando por você no NAPE. Visite o site e confira os locais onde os cursos são ministrados, valores e condições. Essa oportunidade está muito mais próxima de você do que pode imaginar. Não deixe passar.
Venha também redescobrir a sua capacidade de criar, modelar e compor a própria vida.
Outros contatos: napesjcampos@uol.com.br e (12) 3941-8114

Um comentário:

Unknown disse...

Você é linda!!! Sucesso sempre...meu carinho.

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião sobre esse blog.Obrigada